Da decepção com a cortina ao novo hobby

Já falei que compramos uma cortina e enjoamos dela poucos dias depois? Agora ela vive aberta, só fechamos mesmo quando ver filme na sala durante a tarde se torna tarefa complicada por causa dos reflexos solares.

Mas o que se faz com tanto tecido novinho em folha de uma cortina que não nasceu para ser cortina? Resposta: almofadas, jogo americano, bolsinha de celular. Mas e a máquina de costura? Resposta: lista de reciclagem e um pouco de cara-de-pau. Só um pouco, afinal, a lista existe para isso mesmo. Mandei um e-mail perguntando se alguém tinha uma máquina parada e sem uso e pronto. Ganhei a Patrícia, usada, antiguinha, mas costura!

E como se aprende? Bem, eu já tinha alguma noção. Fazia minhas pregaduras de botão, bainhas e roupas de boneca na mão desde criança. Para manusear a máquina eu li o manual. Para aprender demais coisinhas eu vi vídeos do YouTube. E com isso já forrei quatro almofadas, fiz uma capinha de celular, e um jogo de guardanapos de tecido. Agora consigo fazer bainhas em linha reta, vou arriscar encurtar umas calças.

E providenciei um livro. Esse ainda não chegou, mas ensina a costurar e ajustar roupas. E eu que já não tenho paciência para compras, mas estou adorando costurar, acho que vou resolver o meu problema.

Mas, por enquanto, estou só nas coisas simples. Ainda não dei fim no tecido da cortina, preciso encontrar um tecido para a cortina nova que vai substituí-la. Eu só treinei com a toalha de mesa aposentada e a sobra do cetim da saia do vestido de noiva.

Para quem quiser saber que tal de lista de reciclagem é essa, ela se chama freecycle. Entrei para doar coisas depois da mudança, mas também já aproveitei duas doações: minha primeira bicicleta de corrida e um espremedor de laranjas elétrico. E agora a máquina de costura. O conceito é simples: reciclar é ecologicamente correto e econômico.

Eu sou sócia do freecycle-muenchen, mas existe dela em outras cidades na Alemanha também, em outros países (alô, Brasil! no Rio tem!). Procure o oráculo da internet que não é difícil. Registre-se e participe.

5 pensamentos sobre “Da decepção com a cortina ao novo hobby

  1. Ta ai uma coisa que eu sempre quiz aprender: costurar! Eu sempre fiz bainhas, colocava botoes, ajustava coisas a mao, minha mae eh costureira mas nunca teve ” tecnica” pra ensinar. Eu sempre desenhei modelo de roupas e levava pra costureira…mas e se eu aprendesse a costurar… Vou procurar essa lista por aqui, quem sabe eu nao acho uma maquina tambem.

    beijos

  2. Oieee…seu eu soubesse tinha te mandado a minha….tenho uma aqui para doar…se souber de alguem interessado…só precisa pagar o envio pelo correio…beijokas

    p.s amo costurar…vamos trocar figurinhas?? estou agora em um momento patchwork…bem legal tb…..

Deixe um comentário

