Berlim para visitantes

Depois de quatro anos morando em Berlim, confesso que senti um certo estranhamento em estar na cidade como visitante pela segunda vez. A primeira eu nem conto muito, tinha acabado de me mudar para Munique. Ainda me sentia moradora de Berlim, temporariamente em outra cidade.

Desta vez foi diferente. Não fizemos passeios de turista, estes conhecemos bem, eu mais do que o Rafa. Encontramos muitos amigos, e compartilhamos da felicidade de dois casais queridos que comemoraram a união de suas escovas de dentes. Foi como estar em casa, mas em uma segunda casa.

As comparações entre as duas cidades foram inevitáveis. Eu continuo amando Berlim, vou amar sempre. Mas me senti a mocinha do interior visitando a cidade grande. Eu, carioca da gema, achei Berlim grande demais. Não quero nem pensar como vou me sentir quando voltar ao Rio para a próxima visita, que nem tem previsão de acontecer.

Comparações à parte, fiquei muito feliz de rever os amigos. E revi muitos. Até aquela muito amada que mora em Schwerin e que estava de passagem por lá no dia em que chegamos. Conseguimos um encontro de uma hora para um café antes dela pegar o trem de volta pra casa, eu e Rafa ainda com as malas saracutiando por aí.

Foram cinco dias que passaram muito rápido, e nos deixaram com vontade de voltar. Ao mesmo tempo, estávamos com saudades de casa e ficamos felizes quando chegamos (especialmente depois do caos da companhia aérea atrasando vôos e dos trens em Munique atrasados por causa de um acidente, mas essa parte a gente quase pula).

E, de quebra… Comemoramos dois anos do nosso casamento alemão no nosso último dia na cidade. Mas o jantar, esse a gente curtiu em casa mesmo…

Um pensamento sobre “Berlim para visitantes

Deixe um comentário

