Alpes III: Höllentalklamm

Dicionário:

Hölle: Inferno
Tal: Vale
Klamm: talvez seja uma fenda em uma rocha, mas, segundo a definição do Wikipedia alemão, Klamm também é preenchido pela água de um rio, geralmente em forma de cachoeira.

Porque cargas d’água esse lugar maravilhoso chamado Höllentalklamm assim se chama eu não tenho ideia. Fato é que a trilha do Höllental (com o Höllentalklamm no caminho) é uma das coisas mais lindas que já vimos, um dos caminhos mais bonitos que percorremos.

Esta trilha se tornou uma das nossas favoritas até agora, apesar de não termos alcançado nenhum cume a partir dela. Fato possível para escaladores ou pessoas mais em forma e com mais tempo, tanto sentido Alpspitze, quando no sentido Zugspitze. Nossa expedição parou na paisagem da foto acima.

O caminho segue beirando um rio de águas correntes e cristalinas no meio da floresta. Subir a montanha depois de cerca de uma hora de caminhada é acompanhar este rio até a sua nascende, passando por falésias com diversas cascatas. A paisagem é de natureza linda, e oferece ainda pontos com panoramas de tirar o fôlego.

Nós seguimos o vale até uma base ao pé da montanha, de onde sai a trilha sentido Zugspitze (o da foto acima) e, de lá, pegamos uma trilha em direção a um dos bondes para descer. Caso você não esteja em forma, eu não recomendo fazer isso. Há um trecho de subida íngreme nessa trilha que, depois de cerca de três horas de subida pelo vale, pode levar você a crises de falta de ar, sensação de que suas pernas não mais o obedecem, suor (frio ou quente, tanto faz) e vertigens, e uma crescente obcessão por caminhos retos ou de descida. Eles chegam em algum momento.O caminho vale a pena, é belo, mas não é fácil. Na dúvida, desça pelo mesmo caminho por onde subiu.

Para entrar na Klamm, há um ponto de parada onde cobra-se uma entrada no valor de três euros.

É importante pensar em duas coisas antes de subir: sapatos de trilha impermeáveis e casaco de chuva. Há várias cascatas no caminho, algumas grutas e, eventualmente, a trilha fica molhada, com poças e ainda sobram umas gotas pro caminhante. Às vezes muitas. Em dia de calor intenso isso não é problema, mas em dia de frio, sim.

Para chegar:

Saindo de Munique, é só pegar o mesmo trem sentido Mittenwald e saltar em Garmisch-Patenkirchen. O trem sai de hora em hora.

Chegando em Garmisch, há um trem que vai direto até o Zugspitze. Caso você tenha o Bayern Ticket (aquele que custa 29 Euros para circular por toda a Baviera, válido para um grupo de até cinco pessoas), basta apresentá-lo no balcão de informações e receber o ticket do trenzinho. Para a trilha do Höllentalklamm, é preciso saltar em Hammersbach. De lá é só seguir as placas.

O site Höllentalklamm (http://www.hoellentalklamm-info.de) tem mais informações a respeito, além de fotos. Eu sei, está tudo em alemão, mas clicando em Bildergalerie é possível ver mais fotos, além das deste post.

Fotos: arquivo pessoal

Anúncios

2 pensamentos sobre “Alpes III: Höllentalklamm

  1. Jane, é realmente lindo! Este final de semana tbem fui às montanhas Dolomiti, patrimonio da humanidade pela Unesco. Lembrei dos seus posts. Farei um sobre este percurso que fiz. Sabe o que me impressiona? O contraste das montanhas com o céu azul. Aff, na verdade è tudo. A beleza do lugar é tao surpreendente que é necessario nascer poeta para descreve-la bem.
    Vc vendo o Alpes alemaes e eu o italiano. Diz a verdade, quando vc estudava isso em geografia, ou via fotos dos famosos nestes lugares , pensava: um dia eu tbem vou là! Sempre desejei ver isso.

    Bjos

  2. Olá Jane, super lindo este lugar! Já estive no Zugspitze e redondezas, mas nunca explorando de maneira tão intimista e intensa como vocês. A caminhada parece difícil, na última foto tive a impressão de que vocês estavam perto do cume. Ainda não tenho condições físicas para tanto, mas vale a pena me preparar.
    Lindas as fotos! Como é linda a nossa Baviera!
    Lg,
    Márcia
    Ah, estive em Salzburgo e as dicas que peguei aqui no Laranjas foram muito valiosas 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s