Oktoberfest (Dicionário: Zelt)

E lá se foi a Oktoberfest! Perceberam que nós sumimos? Pois é, teve a ver com isso. E também com uma rodada de visitantes, já que a casa virou pensão no período. Aliás, visitas que muito nos fizeram felizes, por sinal.

Mas, falando em Oktoberfest, resolvi postar aqui algumas dicas preciosas para quem quer participar de uma das maiores festas populares do mundo no ano que vem.

Começando por algumas informações a respeito do que se trata afinal a Oktoberfest. A festa começou na verdade como uma corrida de cavalos em homenagem ao casamento do Kaiser com a princesa Teresa. Isso mesmo, não tinha nada a ver com cerveja. E o local onde a festa é realizada tem o nome que tem – Teresienwiese – em homenagem à tal princesa.

Mas isso já faz pra lá de duzentos anos. Com o tempo as coisas mudaram e hoje a festa tem parque de diversões mil, barracas de comes e bebes, brinquedos para as crianças e, claro, as famigeradas Zelten.

Zelt significa tenda, ou barraca. Na Oktoberfest, Festzelt é uma tenda onde acontece a festa. Uma banda toca música alemã, come-se e bebe-se muito e pessoas sobem nos bancos para cantar, dançar e brindar.

As tendas mais badaladas são as das cervejarias mais badaladas. Aliás, as cervejarias produzem uma safra de cerveja especial para a Oktoberfest, com teor alcoólico mais alto. Portanto, ao se acabar com a sua Maß (o caneco de um litro, padrão da festa), intercale com água, muita água, e alimente-se bem se não quiser ser carregado para casa e acordar com uma ressaca mortal no dia seguinte.

Quando ir?

Em termos práticos, a Oktoberfest enche todos os dias. A diferença está entre dias transitáveis e dias intransitáveis. Mas há alguns horários onde as chances de conseguir uma mesa para sentar são sensivelmente maiores, caso você não tenha reserva:

  • Em geral, antes das 15:30h. A partir desse horário, a grande maioria das mesas estão reservadas, algumas delas há meses, e poucas ficam disponíveis para os que não reservaram.
  • Chegar cedo não funciona necessariamente. Há os festeiros que gostam de tomar café da manhá nas tendas – a tradicional salsicha branca com cerveja, por exemplo – e, portanto, tudo enche. Chegue em horários pouco óbvios. Evite o horário do café ou do almoço, por exemplo.
  • Vá durante a semana
  • Evite o primeiro e o segundo fins de semana. São os fins de semana com maior movimento de turistas, especialmente de italianos. O último fim de semana costuma receber menos gente.

Se você estiver na cidade em um sábado ou domingo do primeir ou segundo fins de semana, e quiser festa nas tendas, esqueça. Elas nem abrem as portas por causa da lotação. Vá para os brinquedos do parque, drible transeuntes pelas vias, compre amêndoas açucaradas para comer e coisas do gênero.

Oide Wiesn

É a melhor opção para quem quer um ambiente mais tranquilo (ou menos agitado). O Oide Wiesn é uma parte da Oktoberfest mais reservada, onde toda a ambientação é feita da forma como a festa era realizada há anos atrás. Uma coisa meio nostálgica e também mais familiar. Paga-se uma entrada (3 Euros) que vale a pena.

Reservas

As reservas para as tendas começam a ser feitas já no início do ano. O que não significa que não seja possível conseguir uma quando a data já está mais próxima da festa. Elas custam cerca de 30 Euros, dependento da tenda, e precisam ser feitas por escrito. Vale a pena checar o site da Oktoberfest (http://oktoberfest.de). Lá há informações a respeito e a lista das tendas. Eu este ano fui na Löwenbräu (com reserva da empresa), entrei na Hofbräu, mas são todas animadas. Na Tradition, que fica no Oide Wiesn, fui sem reserva. Difícil, mas viável. Era último dia de Oktoberfest.

Eu posto depois umas fotos e outras informações que achar relevantes nos próximos dias, pra tirar a teia de aranha aqui do blog.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s