Dicas preciosas: Chaveiro e Bicicleta

Dica um

Tome muito, mas muito cuidado com as suas chaves se você mora na Alemanha. Qualquer servicinho de chaveiro custa os olhos da cara. Custa as orelhas e o nariz também.

Bater a porta com a chave dentro em Berlim, em dia de samana e horário comercial (ou seja, de 9 às 18 horas): 80 Euros. Se for fora do horário comercial, o preço sobe 50%. Se for no domingo, o preço sobe 100%. Acrescente o precinho do deslocamento, que pode ser calculado em quilômetros ou em tempo de serviço. Se for no interior, o deslocamento é maior. Se for em Munique, domingo à noite, pode passar de 200 euros. Isso tudo só para abrir a porta. Se estiver trancada, custa mais. Sério.

Perdeu as chaves? Se for uma chave de segurança é pior. E se for daquelas chaves que abrem a porta do seu apartamento e também a porta de entrada do prédio, teoricamente, todos os moradores precisam de novas chaves. A boa notícia aqui é que, se você tiver seguro, ele cobre. Mas o seguro não cobre o custo do chaveiro para abrir a sua porta caso você a tenha batido com a chave dentro.

Portanto, jamais, nunca, saia de casa sem levar a sua chave. Outra dica boa é manter uma cópia na casa de alguém de confiança (coisa que ainda não fiz) ou em local seguro. E sempre avise suas visitas explicitamente sobre o assunto também.

E, por fim, mantenha o número de um chaveiro de confiança gravado no celular. Nunca se sabe.

Dica dois

Bicicleta é o melhor meio de transporte que existe por aqui. Se você tem uma bicicleta, e se você for uma mocinha que não tem um homem na sua vida para fazer o serviço de homem ou simplesmente prefere ter independência no assunto, invista em um kit básico de ferramentas e aprenda a fazer a manutenção.

Pense na simples tarefa de trocar um pneu: a câmara de ar custa cerca de 3 Euros. Alternatica é o Kit de reparo, que pode custar 2 Euros e garante cerca de dez reparos na sua câmara de ar. Caso você ainda não possua o kit de ferramentas – que será um investimento único, vale ressaltar – invista cerca de 15 Euros neste item. Talvez um pouco mais se você investir na bomba de encher o pneu, ao invés de ir ao posto de gasolina. Este investimento varia de acordo com a qualidade e o tipo da bomba que você adquirir, custa a partir de 5 Euros, podendo chegar a… não sei… 100 Euros talvez, ou mais no caso dos compressores.

Pois cada pneu que você mandar trocar na loja pode custar 20 Euros. E, agora que temos um kit de ferramentas, e ainda temos Kit de reparo suficiente para uns 15 reparos, o custo de uma troca de pneu é zero. Ou 3 Euros se comprarmos uma câmara nova. Fez a conta? Foi por isso que eu aprendi a trocar pneu de bicicleta e trocar farol, e pretendo aprender mais.

Dica três

Caso você more aqui, não conheça ou só conheça “de vista”, vale a pena fazer uma continha no Call a Bike. Talvez alguns conheçam o sistema Velib de Paris, e outros iguais em Londres e Viena, mas o Call a Bike é diferente. Há diferentes planos, todos bastante vantajosos, e você destrava a bicicleta por telefone. Não é preciso prendê-la em estações pré-determinadas. As bicicletas são localizadas por GPS, portanto você pode encontrá-las em qualquer lugar e deixá-las em qualquer lugar.

Caso você tenha um celular-faz-tudo-com-os-dedos-na-telinha, é possível rastrar a área e encontrar a bicicleta mais próxima.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Dicas preciosas: Chaveiro e Bicicleta

  1. Olha sobre chave aqui eu nao sei nada. Sei que perdi as chaves uma vez na Dinamarca e a dona da casa surtou, teria que ir a policia porque nao existe chaveiro que faca chave sem B.O depois ia ficar os olhos da cara, mas no fim encontram a minha bolsa roubada e a chave estava lá. Eu ia ter que pagar pelas novas fechaduras afinal na minha carteira tinha meu id que em o endereço, endereço e chave junto só pode dar merda.

    Quanto a bicicleta, por aqui o kit ta mais caro, 6 euros. Ou 6 euros pela camera nova e 3 pelo serviço.

    beijos

  2. Tem algum orgao aqui na Alemanha para reclamar de preços abusivos?
    Meu marido pagou 500 euros para o chaveiro abrir nossa porta hoje.Estou me sentindo roubada, e o pior sem poder fazer nada.Alguem pode me ajudar?

    • Patricia, eu procurei me informar também e não encontrei. Há orientações mil para evitar esse tipo de abuso, como as que eu coloquei no post. Mas isso geralmente só nos ocorre quando já é tarde demais e já levamos um prejuizo.
      O que você pode fazer é checar se ele é legalizado, se tem licença. Para atuar no ramo, é preciso ter uma licença e nem todos tem. Se ele for correto, ele deixou um cartão com os contatos dele e uma nota fiscal detalhada do serviço. Pesquise e, caso ele não seja registrado devidamente, denuncie. Caso seja, é possível que não haja muito o que se possa fazer, infelizmente.
      Vale lembrar que os valores podem realmente subir muito dependendo das circunstâncias. Horário, deslocamento e tipo de dano (se houver) à fechadura podem aumentar muito o preço, tudo dentro de condições legais. O negócio é ter cuidado mesmo para não acontecer de novo. Mas se eu souber de algo mais, eu aviso. Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s