Dicionário: Tapfer

Tapfer não tem tradução em Português. Eu pelo menos não encontrei. E me peguei com uma dificuldade enorme para responder quando a professora perguntou na turma o que era tapfer. Eu sei o que é, mas não sabia explicar. Não significa corajoso, nem persistente, nem  forte. Tapfer é tapfer.

A explicação veio com exemplo: tapfer é a criança que vai ao dentista e não chora. Enfrenta o medo, o desconforto, enfrenta tudo de cabeça erguida. Algo próximo de destemido.

Tapfer somos nós, alunos do curso, que vamos para a aula com o maior sol brilhando lá fora. Levando-se a famigerada Lei de Murphy em conta, que tem trazido chuva e dias cinzentos nos fins de semana e muito sol e calor durante a semana, abrir mão do fim de dia com sol e amenas temperaturas para ir para uma sala de aula duas vezes por semana é coisa de gente tapfer.

Curiosamente eu só me toquei disso quando a própria professora mencionou isso no curso. Eu mesma fui para lá toda animada, cheia de vontade de voltar a estudar, aprender mais o idioma, me aperfeiçoar. Já é difícil mesmo dedicar os fins de dia ao lazer, então fui fazer algo de útil. E concluí que, provavelmente, a tapfer da história é ela mesma. Ou não?

De qualquer forma, as aulas terminam as sete e meia da noite, o que ainda me dá cerca de duas horas de dia claro. Aproveitei para voltar fazendo caminhos diferentes, passear um pouco, ver outras ruas da cidade. E, de novo, fiquei com aquela sensação de que nunca vou conseguir me perder por aqui. Você pedala, pedala e sempre encontra de novo uma rua familiar para levar você para casa.

Eu hoje passei pela Königsplatz…

Se fizer sol no fim de semana eu passeio mais. Se chover (de novo) eu vou ao museu. Já passou da hora de explorar essa cidade decentemente!

Anúncios

6 pensamentos sobre “Dicionário: Tapfer

  1. Que curioso! Ouvi essa palavra pela primeira vez essa semana. A psicologa do Miguel mandou um email dizendo que eu era tapfer por ter decidido pela cesárea. Ah, por falar nisso me senti tao em paz no meio a tanta dor e sabe porque? A Hebamme que tava me acompanhando era a sua cara. Entao de uma certa forma tive uma pessoa querida ao meu lado o tempo todo. Sera que vc tem uma irma perdida por aqui? rs
    Beijos

  2. hahaha… da última vez que saí de bicicleta por aí eu tive a sensação contrária: de que nunca conseguiria me achar (rs)!!! Eu rodava, rodava, rodava e todas as ruas que me pareciam familiares me levavam para mais longe de onde eu queria chegar (rs)! Ah, mas tudo bem, foi apenas a segunda vez que eu tentei desbravar Munique, com uma diferença de 6 meses para a primeira… deixa eu ficar mais de duas semanas seguidas por aí que eu fico expert na geografia da cidade… porque Tapfer pra isso eu sou!!! rs

  3. Pra mim tapfer tem o sentido de ser “inacreditável”. Tudo o que a pessoa faz ou algo que acontece tem esse sentido até porque é algo prá lá de corajoso como vc mesmo escrever, entao ao meu ver seria: Inacreditável, rs.

    Abracos

  4. Pingback: Dicionário: Blattläuse | Laranjas Prateadas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s