Dicionário: Jein, zu Hause e Heim

Jein = palavra de uso coloquial formada pela junção de Ja (sim) com o Nein (não). O clássico “sim, mas…” E pronuncia-se Iáin.

Você responde um jein quando, por qualquer motivo, sua resposta não pode ser exatamente um sim nem não. Acontece quando me perguntam se meu marido mora aqui. A resposta é frequentemente jein. Mas não demora a ser seguida pelo sim.

Explico isso com nosso segundo termo do dicionário de hoje: zu Hause.

Ao pé da letra, significa em casa. Entretando, tem um significado muito mais profundo. Aquele que nós com pouca frequencia usamos no Português: lar.

Zu Hause é onde seu coração está. Geralmente é o seu endereço oficial, a casa que você alugou ou comprou, e onde você recebe sua correspondência. Mas isso não basta. Você precisa se sentir zu Hause para estar zu Hause. Não é à toa que, vez por outra, um ou outro alemão que ainda me conhece pouco, pergunta comq ue frequência eu vou para nach Hause (para casa), referindo-se aos planos de viagem para o Brasil. Como se o Brasil fosse minha casa, apesar de eu morar aqui.

Meu marido ainda tem um pé lá e outro cá, por motivos de força maior. Eu moro aqui, e ambos estamos zu Hause quando estamos aqui. Para o pessoal aqui da Baviera, isso é extremamente difícil de entender. Bávaros são extremamente ligados ao zu Hause, ou Heim, como eles dizem por aqui. E Heim para eles não é apenas a Alemanha, é a Baviera!

Minha mãe costumava dizer, quando eu ainda era criança, que lugar bom de viver é onde você se sente bem. Não precisa ser necessariamente o lugar onde você nasceu. Especialmente hoje em dia, com a famigerada Globalização. E, neste momento de nossas vidas, zu Hause ou Heim estão aqui em Munique. Mesmo que um de nós ainda passe a maior parte do seu tempo fisicamente em outro lugar.

Em breve: dicas sensacionais de Salzburg!

2 pensamentos sobre “Dicionário: Jein, zu Hause e Heim

  1. Jane, eu levei tempo pra me sentir em casa na minha própria casa por aqui. Só da última vez que fui ao Brasil, em maio (e eu me sinto em casa lá também, o que é ótimo), eu entrei na minha casinha aqui e me deu uma alegria tão grande…

    beijao

Deixe um comentário

