Dicionário: Strohwitwe

Definição:

Stroh = feno, palha.
Witwe = viúva

Strohwitwe é uma expressão alemã sem tradução no Português (ao menos que eu me lembre ou tenha conhecimento) que define uma “viuvez temporária”, embora a sombra da morte passe longe do casal neste caso. Uma  Strohwitwe ou um Strohwitwer é alguém que está temporariamente longe do seu amor, geralmente por causa de trabalho, estudos, viagem e afins. Eu, por exemplo, sou uma Strohwitwe. Ou estou Strohwitwe.

A origen da expressão não é muito clara. Goethe faz uma menção à condição de Strohwitwe na primeira parte de Fausto, quando Marthe lamenta ter sido deixada por seu amado:

Er geht stracks in die Welt hinein
Und lässt mich auf dem Stroh allein.

Ele simplesmente parte para o mundo
e me deixa sozinha no meu feno.

Naqueles tempos Stroh era também uma palavra para cama, já que as camas eram feitas de feno. O verso define claramente a situação de uma mulher que é casada, porém vive só em sua cama.

Há ainda outras possíveis origens da expressão, que aparece em outros momentos da história e da literatura. Strôbrût, (Strohbraut, Feno + Noiva) por exemplo, é uma expressão bem antiga que definia mães solteiras.

Aprendi essa com uma amiga do trabalho (e complementei a pesquisa no oráculo da internet), aquela mesma que deixou um bilhetinho na minha mesa quando eu não estava bem. Um dia ela me chamou para jantar na casa dela. Eu poderia ir na semana em que o marido dela estava viajando, já que estávamos ambas Strohwitwe, e poderíamos fazer companhia uma à outra e reduzir o nosso tempo relativo de espera por nossos respectivos amados. Ok, o tempo absoluto de espera dela não era nada comparado ao meu, mas ainda assim ela também queria reduzí-lo.

No final das contas ela ficou doente no dia combinado e marcou para alguns dias depois, quando ela não mais estava Strohwitwe. Apenas eu. Ainda assim tivemos uma noite bastante agradável. E virei melhor amiga do filho dela, de quase três anos. Conversamos sobre viagens, diferenças culturais, trabalho, criança, música, Itália, carro, Japão e mais uns tantos temas que íamos emendando um no outro.

Eu sei que cheguei aqui meio fechada e com alguns estereótipos em mente relativos ao pessoal daqui de Bayern. Mas confesso que, à medida em que estou me abrindo mais para a vida, aprendo mais a gostar dessa nova vida que tenho aqui. E dos muniquenses também.

As coisas no trabalho andam muito bem, os problemas até aqui identificados estão dentro do que considero normal. A Primavera tem o incrível poder de nos amaciar e melhorar o nosso humor. Agora ando de bibicleta todos os dias, exceto quando chove, e faço passeios exploratórios no fim de semana. Pedalei uns 25km no último domingo, por exemplo.

Ainda estou Strohwitwe, mas esse tempo – o relativo e o absoluto – se reduz a cada dia e a perspectiva do reencontro me alegra. Já fazemos planos (não conto! não conto!) e sonhamos com eles. E eu também já penso nas surpresinhas (que eu também não conto!).

E em um desses passeios primaveris, fui de bicicleta até o Englischer Garten, parque lindo aqui de Munique. Deitei no gramado, tirei um bom cochilo ao sol (e queimei apenas um lado do rosto). E termino o relato com algumas fotos de um dia lindo de sol, que tem se mantido firme e forte no céu ultimamente.

Aliás, eu já disse que tenho a impressão de que o sol brilha mais aqui do que em Berlim?

Fotos: arquivo pessoal

4 pensamentos sobre “Dicionário: Strohwitwe

  1. realmente o sol aqui brilha bem mais do que no norte da Alemanha…e sobre os muniquenses…é questao de costume. haha no comeco nao sao tao gentis, mas com o tempo vc se acostuma e agora por exemplo, nao conseguiria mais mudar pra uma outra cidade sem sentir uma certa saudade. bjs!

  2. Eu já te falei, Norinha: toda vez que você sentir que está Strohwitwe, pense em mim, que estou eternamente Strohwitwe.
    Tá chegando…

Deixe um comentário

