Dicionário: Haftpflichtversicherung

Essa linda palavrinha é equivalente ao termo brasileiro para “seguro contra acidentes”. Se é que o seguro contra acidentes brasileiro cobre tudo que o Haftpflichtversicherung cobre.

Vou contar uma história.

Certa vez, no longínquo inverno de 2002, era eu estudante de intercâmbio e morava em Berlim com uma amiga em um prédio onde aprendi da forma mais dramática a falta que um ralo faz. O prédio era antigo, bem antigo, como boa parte dos prédios de Berlim o são, porém não reformado. Nosso aquecimento era a carvão e nosso banheiro não tinha saída e entrada de água para máquina de lavar. O improviso estava ali na banheira, com tudo conectado na própria e a mangueira para a saída de água dentro dela.

Um dia eu… bem… eu me distraí. A mangueira da saída de água ficou no chão e eu liguei a máquina. Fui para o quarto e não demorei a escutar barulho de… bem… água.

Corremos eu e minha amiga até o banheiro e havia ali cerca de cinco centímetros de água acumulada que não escoava para lugar algum. Some a isso o fato dos pisos não serem impermeáveis. Procuramos agir rápido para secar aquilo tudo – toalha, espreme na banheira, pá, copo, o que deu – antes de… bem… ia escoar para o apartamento de baixo, né?

É. Escoou. Minutos depois nossa vizinha toca a campainha perguntando se estava tudo bem, já que no banheiro dela havia uma… bem… cascata.

Eu não tinha seguro mas tinha sorte. Naquela mesma época a administração do prédio estava prestes a fazer uma reforma em todo sistema de encanamentos do prédio e, por conta disso, iam mesmo quebrar o banheiro todo. A infiltração que ali se formou entraria na reforma sem custos adicionais. Sem seguro e sem sorte eu teria uma conta de cerca de oitocentos euros para pagar sem ter de onde tirar nos meus tempos de estudante, com parcas economias recebidas em Reais em tempos de Euro a quatro – eu disse quatro – Reais.

Entenderam a importância do Haftpflichtversicherung? Há casos mais sérios, que podem arruinar uma vida. Imagine você bater com a sua bicicleta numa Ferrari? Sem seguro você paga a reforma do carrinho, que pode ficar na casa de muitos zeros. Se a Ferrari for para uso a trabalho e ficar parada na oficina, você ainda indeniza o dono da Ferrari pelos dias em que ele não conseguiu trabalhar. com seguro você pode estar a salvo disso. E não pense que esse caso é fictício, viu? Assim como a história da máquina de lavar acima é real, a da Ferrari (ok, era na verdade uma Mercedes) foi contada por um amigo corretor de seguros, com direito a valores que a seguradora teve que pagar para salvar o assegurado.

Mas eu, mesmo sabendo disso tudo, demorei a fazer o nosso aqui. Quatro anos e meio na Alemanha e eu contando com a amiga Sorte e o Pai do Céu. Um dia, porém, me deu a vontade de pendurar uma rede na varanda e o medo de arrebentar com o teto se abateu sobre mim, já que tenho uma rede de teto. Mas… Haftpflichtversicherung também assegura você em caso de acidentes domésticos!

Aliás, ele cobre até seguro de chave! Parece bobagem, mas se você perder a sua chave, você também pode ver sua vida financeira parcialmente arruinada. Se for uma chave de segurança do seu trabalho, por exemplo, você paga pela cópia da sua e de todos os funcionários, já que serão feitas novas fechaduras. E acredite: serviço de chaveiro aqui é uma fortuna. Mas com o Haftpflichtversicherung… já sabe, né?

Claro que, como todo contrato, este também tem letras miúdas. Não tente arrebentar a parede da sua casa de propósito só para ganhar do seguro uma reforma e uma cor nova ali, eles fazem perícia e você pode ganhar é uma dor de cabeça. Mas como nós não vamos fazer nada disso, fica tudo certo.

Se você mora na Alemanha e ainda não tem, assegure-se. Não vale a pena viver sem essa cobertura e o custo é bem menor do que você imagina. Eu fiz o meu na Asstel depois de pegar referência com dois colegas do trabalho e fazer umas pesquisas na internet. Você pode fazer tudo online. O meu é familiar, ou seja, extensivo ao Rafa também. Estamos assegurados em casos de acidente de bicicleta, acidente contra terceiros, na prática de esportes, no caso de acidentes com cachorro (caso tenhamos um), acidentes domésticos, acidentes em hotéis onde nos hospedarmos, e mais uma penca de fatalidades que podem acontecer a qualquer um.

Porque nem sempre você tem a sorte de alagar o seu banheiro antes da reforma do prédio. Mas se for depois…

3 pensamentos sobre “Dicionário: Haftpflichtversicherung

  1. Super importante mesmo! Assim que cheguei aqui eu já tinha um seguro saúde normal e fiz esse também, além de custar pouco ainda segura a barra num caso complicado. Eu tenho um outro que esqueci o nome que é em caso de um vizinho, por exemplo, tiver um problema como aconteceu com vc e ele nao tem o tal seguro pra pagar sua reforma, vc mesma com esse seguro pode ter tudo pago. Vale a pena, agora tenho seguro de tudo que é tipo rsrs

Deixe um comentário

