Comer em Londres: da extravagância à apelação

Lembram que falei que você compensa a extravagância de um dia em um ou dois dias de apelação? Pois bem. Este post dá dicas para fazer isso com categoria.

Suponha que você tenha viajado com um budget de 15 Libras por dia para alimentação. E, de repente, você entra em um restaurante onde você investe 20 Libras pelo jantar. Isso porque, econômico que é, você pediu apenas o prato principal e dispensou a salada, a entrada e a sobremesa, que são praxe em bons restaurantes. Mas sobre isso eu também escrevo outra hora.

O que acontece é que você investiu a verba de um dia e meio em um único jantar, portanto você vai passar os próximos dias compensando isso até equilibrar as coisas. Simples assim. Caso sua verba seja menor do que, pelo menos, 15 libras por dia (o que eu não recomendo, a não ser que você passe não mais do que dois ou três dias em Londres*), siga o Menu Apelação.

A extravagância: Watatsumi

Acho que nunca comi uma comida japonesa tão gostosa. O restaurante tem uma super decoração, o atendimento é dez (e globalizado, esqueça os garçons japoneses vestindo quimono), a comida chega rápido e, se você tiver sorte, você consegue um cupom de desconto e um sushi de graça se passar ali em frente um pouco mais cedo. Bem, há de se ter muita sorte, já que o cupom estava relacionado à recente inauguração. Não sei se a prática será mantida.

Eu pedi apenas o prato principal. Tanta extravagância assim eu até que não fiz. Comi um filé de peixe assado na folha de bambu, com arroz e uns fritadinhos que, acredito eu, sejam de algas. E bebi água. A porção é pequena, já que o restaurante é “estilo francês”, como já disse: entrada, prato principal e sobremesa. Mas foi suficiente para eu me sentir satisfeita e feliz da vida por ter comido tão bem!

O preço dos combinados começa em 15 libras, os pratos principais também. As entradas (sopinhas, saladinhas e etc) começam em 5 libras. A garrafa de água mineral (linda, por sinal, por um momento pensei que o garçom tinha se enganado e trazido vinho branco) custa 3,60 Libras. Demais bebidas custarão mais do que isso. Lembre-se de separar 12% da gorjeta, geralmente já calculados na conta, como no Brasil.

Para quem gosta de boa comida japonesa, o Watatsumi vale cada centavo! E fica pertinho da Trafalgar Square. Portanto anotem:

Watatsumi
7 Northumberland Avenue
London WC2N 6BY
+44 (0) 207 036 8520
http://www.watatsumi.co.uk

Entre a extravagância e a apelação: Thai Square

Uma outra opção que muito me atraiu mas que não cheguei a experimentar fica perto da Trafalgar Square e se chama Thai Square. O ambiente é bem bacana e o prato principal custa, em média, de 10 a 12 libras. E eu adoro comida asiática, especialmente a tailandesa. Vale a pena verificar o site deles. Eles tem filiais em vários lugares – Trafalgar Square, entre eles – e algumas promoções, como menu especial de almoço ou descontos de 15% para quem vai ao teatro, dependendo da filial.

Não chega a ser uma extravagância nem uma apelação. Ficam no meio caminho.

Menu apelação

Você recorre a ele por diferentes motivos. Geralmente pela grana curta, mas também para poupar tempo entre um passeio e outro, ou para fazer aquela extravagância que você tem vontade (tipo Watatsumi com direito a vinho ou coquetel, entrada, prato principal e sobremesa) e precisa compensar de alguma forma.

Você certamente já sabe do que estou falando. Exatamente! Fast foods!

Starbucks, Burger King, KFC, Starbucks, McDonald’s, Pizza Hut… Já falei Starbucks?Ok, ok… Starbucks é café, eu sei. Mas tem tortas e bolos também.

Também tem as opções, asiáticas e árabes de fast-food, sempre em conta.

Eu apelei ao Subway (sandubas entre 2,50 e 3 Libras), ao Pizza hut (uma fatia por 1,99, duas fatias por 3,49 libras!), ao crepe da feirinha da Portobelo Road (3 libras). Mas há outras opções que eu observei no lugar. Parecem simpáticas, costumam ser bem recomendadas, mas não cheguei a experimentar.

Pret à Manger – são restaurantes que prometem comida fresquinha com ingredientes sem conservantes ou agrotóxicos, o famigerado bio. Tem pra todo lado, inclusive no Heathrow Airport. Vai ser o tipo de lugar que você vai ver entre um passeio e outro e, se tiver fome, entrar.

Garfunkel’s – sanduíches, salsichas, com esse nome ele tem que oferecer comida britânica típica. Também vi em diferentes lugares, embora pareçam ter menos filiais.

E agora minha apelação preferida…

Estava eu fazendo uma caminhada pelas margens do Thames, vindo do Parlamento em direção à London Eye, quando me deparei com um quiosquezinho de souvenirs. Eu que já gosto de entrar nessas lojinhas e, não raramente, acho sempre uma coisinha ou outra pra comprar, entrei atraída por umas miniaturas do London Cab. Não comprei (e me arrependi!) porque, logo ao meu lado, dentro do quiosque, uma senhora me seduziu com waffles

Esse aí é de chantilly, com banana e chocolate. É o waffle top, do tipo tudo-que-tem-direito, e custou 6,60 libras. Há outros mais modestos. O garfo não corta direito, portanto tenha habilidade ao morder dobrando o pratinho sem deixar os pedacinhos de banana caírem ou prepare-se para sujar os dedos e lamber depois.

O quiosque fica quase em frente ao Aquarium.

*com 15 Libras por dia você (mal) se alimenta apenas de Apelação e compras no supermercado. É possível, porém não recomendável.

2 pensamentos sobre “Comer em Londres: da extravagância à apelação

  1. Show!! to adorando as dicas….
    mas a foto do “waflle top” assassino…rs…me fez engordar só de olhar…
    aproveite bastante…beijokas

  2. Tô anotando tu-do! Nossa esse waffle aí tá com uma cara óootteeema!!! hummm. Aqui, eu tava programando te visitar depois do dia 27 de abril, mas como vou receber visita aqui em Berlim não sei mais. O outro complicador é minha prova de mestrado no UdK por volta do dia 20 de junho e a de teoria pra carteira de motorista antes de 1 de julho, então tenho muito o que estudar pra tudo isso antes! Acho que a visita vai ser só em julho, mas vou te dando notícia por email. bjs

Deixe um comentário

